Veja abaixo a material especial sobre os dois melhores jogos de luta clássica
Street Fighter vs Tekken é o jogo de luta que vai dar o que falar em 2012. Com mais de 30 novos personagens, além de estágios e músicas inéditos, o título promete ser muito mais que uma versão reciclada de Super Street Fighter IV.
Embora 20 personagens de fato venham de SSFIV com os mesmos modelos, movimentos, animações e vozes já conhecidos, o jogo vai contar com batalhas 2x2 e uma mecânica revigorada, permitindo saltos na parede e chão. Mas o que chocará os fãs mesmo é o novo sistema de luta com gemas.
Nova perspectiva sobre jogos de luta
Apresentado durante a última Comic-Con pelo produtor Yoshinori Ono e já testado por vários jogadores, o controverso sistema promete agregar uma camada de personalização absurdamente ampla às partidas.
Visíveis junto à barra do super, as gemas vão melhorar seus atributos, aumentando a defesa e fornecendo ataques poderosos durante a luta. "É quando Street Fighter se encontra com Magic: The Gathering", afirma Ono, que neste jogo quer amenizar partidas repetitivas e a disparidade entre habilidade dos jogadores.
Isso porque o sistema de gema representa uma mudança radical nos jogos de luta, uma vez que elementos de estratégia podem sobrepor a pura habilidade nos controles que os jogos do gênero impõe. Agora, cada player pode equipar 5 gemas por personagem para cada combate, e você vai sair deste texto entendendo um pouco melhor como tudo isso funciona.
Que diabos são essas gemas?
Presentes na barra de super, elas são elementos são ativados no combate para realizar ações específicas. Basicamente, existem dois tipos de gemas a ser equipadas antes de cada partida: gemas de assistência (Assist Gems) e gemas de impulsionamento (Boost Gems). É possível escolher 5 gemas por personagem antes de iniciar um combate.
Ao todo, existem 5 gemas de assistência e 52 de impulsionamento, totalizando 57 selecionáveis em Street Fighter vs Tekken.
Vim para ajudar
As 5 gemas de assistência funcionam de forma passiva e servem para auxiliá-lo na defesa e facilitar o ataque. Logo, elas realizam bloqueios automáticos contra certos ataques do oponente, porém diminuindo a sua barra de super. Ou também ser utilizadas para facilitar a execução de golpes, exigindo movimentos mais simples para soltar um hadouken, por exemplo. Lembra muito o simple mode de Marvel vs Capcom 3.
As 5 gemas de assistência podem: bloquear golpes, escapar automaticamente de agarrões, cancelar assistência do adversário, facilitar movimentos e facilitar o uso do super. Vale salientar que elas diminuem a barra super, o que pode descorajar alguns jogadores.
Vim para detonar
É nas gemas de impulsionamento que a diversidade do jogo surge. Divididas entre 5 categorias (ataque, defesa, velocidade, vitalidade e barra Cross Gauge), cada uma destas gemas precisa de uma condição para ser ativada durante uma luta — como realizar ou receber golpes específicos.
Ao contrário das gemas de assistência, as gemas de impulsionamento aumentam o nível da barra de super, reduzindo as chances de que defesas automáticas sejam inesgotáveis e desiquilibrem um combate.
Sendo assim, elas aperfeiçoam seu lutador após completar algumas tarefas, como realizar uma quantia de agarrões, executar movimentos especiais, receber um certo número de golpes etc. Por outro lado, só podem ser utilizadas uma vez em cada round (diferente das gemas de assistência), embora você tenha três gemas à escolha. A boa notícia aqui é que seu oponente não poderá saber quais gemas você equipou no início nem saber quais as condições para ativá-las.
Cada gema de impulsionamento possui três níveis de condicionemnto para ativação, além de diferentes recompensas e desvantagens. Por exemplo, ao equipar uma gema de defesa Iron Wall de nível 2, você terá 20% de redução de danos recebidos por 15 segundos, entretanto ganhará 10% de redução de danos em golpes do seu personagem no mesmo período. É como jogar xadrez enquanto está disputando um "simples" jogo de luta.
Outro fato importante é que muitas gemas em nível 3 possuem como condição o modo Pandora ativado, que fornece 10 segundos para você finalizar um opononente, portanto devem ser utilizadas sabiamente.
Para se ter noção das possibilidades do jogo, Matt Dahlgren, gerente sênior de produto, explicou que você pode carregar 3 gemas com a mesma condição de ativação, como, por exemplo, bloquear 5 movimentos. Escolher esta configuração é versátil porque permite desbloquear três gemas diferentes ao mesmo tempo, dando mais opção de escolha.
E agora, BJ?
Se você achava que jogos de luta eram pura habilidade com controles, vai ter que rever seus conceitos. Sim, jogos de luta continuam sendo sobre personagens, movimentos e equilíbrio, porém agora com um novo elemento que acrescenta versatilidade ao game.
A verdade é que sistema de gemas representa uma revolução nos jogos de luta. É a incorporação de características estratégicas para que nenhum combate seja igual a outros.
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