Senador desiste da lei anti-games


    Esta lei que tem atormentado os gamers como eu,bom depois de muitas discussões,a lei que iria proibir a fabricação,importação e venda de jogos violentos no Brasil,eis que o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) voltou atraz com sua decisão,e,desistiu da lei.
   O senador disse que ele só retirou a proposta da lei,por que ele havia estudado as consequencias,e viu que caso aprovasse a lei  haveria muitos comentarios negativos a respeito dele e,iria prejudicar ainda mais o mercado nacional.
   O debate a cerca da lei vinha desde 2009,e,desde que ela foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado,ela ja tinha muitos comentarios negativos de jogadores,da imprensa e até mesmo nomes da industria.Há algumas semanas, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) havia dado um parecer a favor da lei, mas retirou sua assinatura alguns dias depois.
     O presidente da associação comercial,industrial e cultural dos games(ACIGAMES),Moacyr Alves,comemorou a retirada do Projeto de Lei 170/06 e explicou tudo detalhadamente.

                               
"O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) retirou de pauta, em caráter definitivo, o projeto de Lei nº 170/2006, de sua autoria, que objetiva proibir a produção e a comercialização de determinados jogos violentos, ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos, que ferem a cultura dos povos e  da humanidade. Ele encaminhou ao presidente do Senado Federal, José Sarney, nesta terça-feira (28), requerimento oficializando a retirada do projeto, baseando no artigo 256 do  Regimento Interno do Senado.  
Raupp  disse na sua justificativa para retirar o projeto de pauta que, na época, de  sua apresentação “acreditava-se que inviabilizar a comercialização de jogos eletrônicos que induzissem ou incitassem a discriminação, violência e preconceito, seria um dos caminhos a ser seguido para coibir os efeitos nocivos da propagação desses jogos, conforme constatado em diversas pesquisas divulgadas a respeito do tema”.

Afirmou que após um estudo mais aprofundado dos termos da proposição, e até mesmo sob o instrumento normativo a ser alterado, verificou-se que o alcance pretendido no projeto acabou sendo dissociado de sua finalidade. Esse fato adquiriu  uma abrangência muito maior, o que praticamente poderia inviabilizar a comercialização de diversos tipos de jogos eletrônicos, que não fossem tão somente aqueles de se evitar a violência, o preconceito e o mal ferimento aos bons costumes, explicou o parlamentar.

Com isso, o projeto, prosseguiu o senador Raupp  “reflexa e indiretamente, poderia ferir direitos fundamentais, notadamente como a liberdade de expressão, a livre iniciativa e o livre exercício da atividade econômica, e até mesmo podendo ensejar a censura, cujo fim representa uma das maiores conquistas do Estado Democrático de Direito”, observou."
         

De qualquer geito,esa é uma grande vitória a nós gamers que podemos voltar a jogar tranquilos.

                                                                                                          post por:Samukksam

0 comentários:

Postar um comentário

Usuários online